A cartomante - Machado de Assis



Paixão proibida: errantes ou não, foi por amor!


O conto “a cartomante” de Machado de Assis, relata a historia de Camilo, Vilela e Rita, que foram submetidos ao famoso destino.

A historia se passa no século XX, uma época em que continha muitos costumes e tradições, por isso, não se permitia viver um triangulo amoroso. Porem, por conta da morte da mãe de Camilo, Rita e ele se aproximaram, tornando-se amigos e mais tarde amantes. No conto, encontramos linguagem irônica e a presença de superstição e adultério, quebrando todo o esquema de tradições socais.  Embora o conto tenha sido escrito no século passado, o tema ainda remete muito à atualidade. Hoje a pratica de traição, sendo ela conjugal, na amizade ou na família, não fere tanto os costumes da sociedade contemporânea.

Há também uma discussão sobre a hipocrisia, da sociedade burguesa em matrimônios apenas por conveniência e sem amor, de Camilo por continuar a alimentar sua amizade, ainda que traísse o amigo, e da própria Rita que traia o marido.

Lendo o conto pela segunda vez, ou com uma percepção mais altiva, percebemos um ar de suspense e mistério ao longo do texto. Rita se consulta com a suposta vidente – cartomante –, e Camilo, não crente em superstições, zomba dela. Mas no decorrer da historia – depois de cartas anônimas e saídas às escuras – quem consulta a cartomante é Camilo, preocupado  com sua vida e da amada. Mas a cartomante tinha o dom da vidência??

Quando Vilela descobre sobre a traição – e mais uma vez, o suspense, porque o autor não diz como ele descobre – manda chamar Camilo em sua casa, que por sua vez, mesmo após a consulta com a vidente, estava temeroso e ate cogitou ir armado, mas não o fez.

Alerta de Spoiler: ele poderia ter sobrevivido!       

Por fim, quando adentrou a casa de seu amigo de infância, ficou apavorado e Vilela, sem dó nem piedade, deu dois tiros em Camilo.
Rita e Camilo, com certeza viveram uma aventura de amor, provavelmente nunca se arrependeram e morreram juntos – quase como Romeu e Julieta. Uma historia triste talvez, mas muito realista e moderna, apesar da época em que foi escrita e com a moral de que não se comete erros sem sofrer as conseqüências e embora, os dois personagens errantes, eles morreram por amor.

Leia o conto inteiro A cartomante e responda as questões abaixo:

1. No primeiro paragrafo de "A cartomante", o que Rita procura saber?

a) se o marido ainda a amava.
b) se ficaria com o amado.
c) porque Camilo tinha se afastado.
d) quem Camilo amava de verdade.
e) se Camilo algum dia a esqueceria.

2. Mesmo não acreditando em supersticiosidade, Camilo assim como Rita, resolveu consultar a cartomante, por quê? 

3. Qual foi papel fundamental da morte da mãe de Camilo?

4. O autor do conto, deixa um suspense no ar atiçando a curiosidade do leitor, um desses momentos envolve o personagem de Vilela. Qual o fato misterioso que percebemos no texto que esta referente a Vilela?

E por hoje é só :(
Vamos deixar o link aqui com o gabarito do questionário.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fílis e Amor - Bocage

Negrinha - Monteiro Lobato

Não te amo - Almeida Garrett